Prontuário de Instalações Elétricas / NR 10

A SUENGE LTDA. realiza o Prontuário das Instalações Elétricas, conforme a NR 10. A norma vigente estabelece que todas as instalações com carga superior à 75 kW deve constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas, ou seja, precisam preparar um conjunto de documentos, diagramas unifilares e procedimentos que devem ser dispostos organizadamente.

O prontuário é definido como uma pasta de arquivo com divisórias que deverão apresentar, os seguintes documentos:

  • Documentos das inspeções e medições do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA) e aterramentos elétricos;
  • Especificação de equipamentos de proteção coletiva, individual e ferramental, conforme a NR 10;
  • Conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde;
  • Documento comprobatório da habilitação, qualificação, autorização dos trabalhadores, capacitação e dos treinamentos realizados;
  • Resultados dos testes de isolação elétrica realizados em em equipamentos de proteção coletiva e individual;
  • Relatório técnico das inspeções (RTI) atualizadas com cronogramas de adequações e recomendações;
  • Certificação dos equipamentos e materiais elétricos nas áreas classificadas.

NR 10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE​

A NR 10 estabelece os requisitos e condições mínimas aos trabalhadores que direta ou indiretamente interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Essa norma objetiva a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde desses trabalhadores.

O item 10.2.3. da NR 10 cita que as empresas estão obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas dos seus estabelecimentos com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção.

Sendo assim, a norma estabelece que o prontuário deve estar sempre junto às instalações elétricas, pois pode ser exigido em inspeções e consultas de órgãos trabalhistas, policiais, funcionários e outros interessados.